Foto: Divulgação
"Ainda Estou Aqui" foi indicado nas categorias Melhor Filme e Melhor Filme Internacional do Oscar 2025. Esta é a primeira vez na história que um filme brasileiro é incluído na categoria principal da premiação, como Melhor Filme. Além disso, Fernanda Torres, ganhadora do Globo de Ouro pelo filme, foi indicada como Melhor Atriz. O anúncio foi feito na manhã desta quinta-feira (23). A lista dos indicados foi anunciada depois de dois adiamentos devido aos incêndios que atingiram Los Angeles. A transmissão do evento ocorre em 2 de março.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
O Brasil já foi indicado a prêmios do Oscar em 13 edições, considerando filme nacionais e coproduções com outros países. Foram várias categorias, mas o Brasil nunca levou estatueta.
"Ainda estou Aqui" era cotado ainda na categoria de Melhor Roteiro Adaptado, mas ficou de fora.
Confira abaixo as demais indicações das categorias
Melhor Filme
- Anora
- O Brutalista
- Um Completo Desconhecido
- Conclave
- Duna: Parte Dois
- Emilia Pérez
- Ainda Estou Aqui
- Nickel Boys
- A Substância
- Wicked
Melhor Atriz
- Fernanda Torres – Ainda Estou Aqui
- Mikey Madison – Anora
- Demi Moore – A substância
- Karla Sofía Gascón – Emilia Pérez
- Cynthia Erivo – Wicked
Melhor Filme Internacional
- Ainda Estou aqui – Brasil
- Emilia Pérez – França
- Flor – Letônia
- A Garota da Agulha – Dinamarca
- A Semente do Fruto Sagrado – Alemanha
O ator Selton Mello comemorou as indicações de “Ainda Estou Aqui” e de Fernanda Torres. Nos stories de seu Instagram, o ator publicou uma foto ao lado da atriz e do diretor Walter Salles e escreveu: “Brasil no topo”. Já em um post em seu perfil, o ator listou alguns dos motivos do longa já ser um vitorioso.
“Orgulho”
Na rede social X, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva comemorou as indicações ao Oscar 2025. “A turma de Ainda Estou Aqui já pode pedir música. Três indicações ao Oscar: Melhor Filme Estrangeiro, Melhor Atriz e, olha, Melhor Filme. Quanto orgulho! Beijo para Fernanda Torres e Walter Sales”, escreveu.
A turma de “Ainda Estou Aqui" já pode pedir música. Três indicações ao Oscar: Melhor Filme Estrangeiro, Melhor Atriz e, olha, MELHOR FILME. Quanto orgulho! 🇧🇷 Beijo para Fernanda Torres e Walter Salles.
— Lula (@LulaOficial) January 23, 2025
Tradição familiar

Há 25 anos, Fernanda Montenegro, mãe de Fernanda Torres, disputou a mesma categoria para a qual a filha foi indicada no Oscar 2025 por sua celebrada atuação em Central do Brasil, de 1998. Ela não venceu, mas a produção ganhou o Globo de Ouro na categoria Melhor Filme Estrangeiro. Tanto Ainda Estou Aqui como Central do Brasil foram dirigidos pelo cineasta Walter Salles.